quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dia do Desafio




  O Dia do Desafio, é uma competição mundial que tem por objetivo incentivar a prática da atividade física em benefício da saúde e bem-estar. Cidades do mundo inteiro disputam entre si por uma maior mobilização da comunidade.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dinâmica: O presente

01- Você é uma pessoa especial, e por isso está recebendo este presente, mas, na verdade, não se anime muito, pois este presente não é seu! Entregue-o à pessoa que considera á mais bonita do grupo.


02- Para muitos, a beleza é fundamental, mas para você é apenas uma qualidade. Que pena! Este presente também não é seu. Você vai entregá-lo a uma pessoa dinâmica

03- Ser dinâmico é estar sempre presente, ajudando sem cessar. Mas... este presente não é seu .... Entregue-o a uma pessoa realista

04- Como você é realista, então já sabe o que lhe espera, a realidade é que este presente não é seu. Você vai entregá-lo a pessoa que você considera inteligente

05- Ser inteligente é um privilégio, mas a capacidade de entender o mundo é dos sensíveis e inteligentes e você também o é. Pela sua inteligência, você sabe que o presente não é seu, entregue-o a uma pessoa sensível.

06- Ser sensível é um Dom de Deus, qualquer coisa lhe atinge, atinge a sua sensibilidade, e esta sensibilidade lhe diz que este presente não é seu, então, entregue-o a uma pessoa carinhosa.

07- Carinho também é uma forma de amor. Você está de parabéns! (palmas a ela), mas.... todo este carinho você irá demonstrar, entregando este presente a uma pessoa meiga.

08- A meiguice é um Dom que poucas pessoas possuem. Se você é mesmo uma delas, cultive-a que será recompensada (o) por Deus. Sendo meiga(o) já sabe que este presente também não é seu... passe-o para uma pessoa otimista.

09- Ser otimista é estar sempre disposto(a) a começar tudo de novo. Quanta força de vontade tem dentro de você. Você é tão otimista que acredita que este presente é seu, mas ... não é... Você vai entregá-lo a uma pessoa trabalhadora

10-Dizem que Deus ama a quem trabalha, e você deve estar radiante por esse amor de Deus! Pense consigo mesmo que quem trabalha um dia será recompensado. Hoje chegou o meu dia e eu serei recompensado com este presente! Mas não é bem assim, a sua recompensa será ainda maior, não hoje, hoje trabalhe mais um pouco e dê o presente à pessoa calma.

11-Se você é calmo (a), mantenha este Dom, porém não se deixe abater pela passividade e deixe sempre clara a sua opinião. Mas o presente também não é seu... Entregue-o a pessoa mais criativa.

12- Ser criativo é levar uma vida inventando, imaginando coisas. Para você , as horas são curtas e os dias pequenos demais! Seja criativo para escolher uma pessoa mais do grupo. Aquela que diz na hora o que pensa, uma pessoa sincera,

13- Ser sincero(a) é ser fiel, é ser uma pessoa em quem se possa confiar, tomara que haja mais pessoas como você. Não fique com o presente, seja sincero(a), entregue-o a pessoa mais simpática.

14- Nós admiramos você pela sua simpatia e na sua simpatia, dê uma voltinha..., mas apenas para escolher uma pessoa solidária para você e passe este presente.

15- Ser solidário é fundamental nos dias de hoje, mas nem só de pão vive o homem. Assim, este presente não é seu, entregue-o a pessoa mais sensual

16- Sensualidade é força de vida. Use toda a sua energia e entregue este presente para a pessoa mais romântica.

17- Como pessoa romântica que é, você vê o amor em todas as coisas, mas mesmo assim este presente não é seu, entregue-o a uma pessoa dedicada do grupo,

18- A dedicação é um ato de entrega, então, não vai ser difícil, entregue este presente a pessoa persistente

19- Ser persistente é um ato de coragem frente aos obstáculos da vida, então tenha coragem e entregue este presente a uma pessoa tolerante.

20- Ser tolerante é ser paciente e aceitar certas falhas e erros das pessoas. Desculpe, eu errei, esse presente não é seu entregue-o a urna pessoa empolgada

21- Ser empolgada com as coisas é maravilhoso. Você contagia a todos com pequenos atos, mas não fique muito empolgado(a), pois este presente não é seu, entregue-o à pessoa mais cortês do grupo.

22- A cortesia é a maneira que o homem encontra de demonstrar toda a sua delicadeza, então seja cortes e entregue este presente a uma pessoa interessante do grupo.

23- Ser interessante significa cativar o espírito, a atenção, a curiosidade. Então s interessante e cative uma pessoa equilibrada do grupo, oferecendo-lhe este presente

24- Equilíbrio é estabilidade mental e emocional. Requer moderação e prudência. Então, seja equilibrado e entregue este presente a pessoa mais amorosa do grupo.

25- Amoroso é quem tem ou sente amor. Aquele que ama, que é bondoso, que tem em seu ser a semente do amor. Demonstre este amor e entregue este presente a uma pessoa que considere prudente.

26- Prudência é qualidade de quem age com moderação, buscando evitar todo que causa dano. Evite danos maiores e entregue este presente a uma pessoa coerente

27- Ser coerente é possuir atitudes que buscam harmonia. Exercite este Dom e passe o presente á pessoa que julga ser competente.

28- Ser competente é possuir várias habilidades, portanto passe esse presente para uma pessoa muito organizada

29- O organizado faz tudo na hora certa. Sua prontidão lhe ajudará a se organizar para entregar este presente a pessoa mais confiante.

30- A confiança é fundamental, nos orienta a atingir nossos ideais, mas você já está confiante demais. Este presente não lhe pertence, entregue-o à pessoa mais amiga do grupo.

31- Você foi eleita a pessoa mais amiga. Parabéns! Ser amigo é primordial, é reunir um pouco de todas as qualidades, é Ter amor no coração. Este presente é para você. E você como amigo, irá reparti-lo com todos os amigos que estão compartilhando este momento especial.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Nossa escola tem história para contar

         Memória é um processo, realizado pela pessoa, de reter e preservar experiências vividas, sensações, emoções, saberes e aprendizagens. Para resgatar um pouco de nossas memórias  hoje vieram até nossa escola Brunilda, Sueli e Andressa, três gerações de uma família que estudaram aqui em nossa Escola .
     Na oportunidade cada uma nos contou um pouco da história de nossa escola( na época em que estudou nesse estabelecimento de ensino).

                                           Nossa Escola



Nada como uma conversa informal

Para debater um fato atual

Que não está no jornal,

Mas está no nosso planejamento anual.



Para falar um pouco da história

Dessa Escola centenária

Três gerações deram seus depoimentos

Contando dessa história vários momentos.



Nos falou a dona Brunilda

Como estudavam e como era a vida

Que apesar de muito sofrida

Valia a pena ser vivida.



A limpeza da escola

Durante muitos anos

Era feita pelos próprios alunos

Com baldes e muitos panos.



Quem não faltava a escola

Recebia uma premiação

Tinha direito á escolha

Pois valorizava a educação.



Aqui nesse educandário

A biblioteca era num armário

Todos gostavam muito de ler

Pois sabiam que assim iriam aprender.



Nos contou a profe Sueli

Que há muitos anos estudou aqui

Que as turmas eram multisseriadas

Mas muito obedientes e organizadas.



A nossa amiga Andressa

Antes que a gente esqueça

É filha da profe Sueli

Que estudou e agora trabalha aqui.



Estamos escrevendo a nossa história

E guardaremos na memória

Os vários momentos de glória

Que passamos nessa escola centenária.


Pé na lata



                          



Bullying na escola



Projeto Bombeiro nas escolas

     O Bombeiros nas Escolas é um projeto realizado no primeiro semestre, promovido pelo Corpo de Bombeiros de Panambi e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC. No Projeto, são dadas palestras sobre cuidados domésticos aos alunos do 3° ano de escolas municipais.Para finalizar o Projeto no 2° semestre os alunos visitarão o quartel do Corpo de Bombeiros de Panambi .

           Projeto Bombeiros na Escola

Panambi,15 de maio de 2012. Hoje


Recebemos uma visita,

O bombeiro Cristiano,

Jovem de muito talento que nos

Explicou de uma maneira simples e fácil

Tudo o que deveríamos saber sobre

O Projeto Bombeiro nas Escolas.

Bom pra inicio de conversa

O bombeiro foi logo explicando os

Muitos perigos que o fogo nos oferece,

Bem como prevenir e também

Evitar pequenos acidentes e

Incêndios e os

Riscos dos mesmos em nosso dia a dia.

O projeto em parceria com a SMEC  iniciou em 2009

No nosso município e

A nossa escola participa

Sempre. Dois alunos da

Escola já foram vencedores e receberam

Seus prêmios. Matheus Alles

Conquistou a categoria desenho em 2009,

O prêmio foi um Dia de Bombeiro no Quartel e um bombeirito esculpido em madeira.

Logo em seguida em 2010 foi a vez de Bruna Martins

A vencedora do concurso do Mascote.

Seu prêmio foi um Mp4 e um bombeirito esculpido em madeira.Este ano mais uma vez o 3° ano participará do concurso.




                                                                                              

Cactos

    Exóticos e resistentes, ideais tanto para dentro como para fora de casa, os cactos são atrativos pelas suas formas e cores. Apesar de necessitarem poucos cuidados, existem alguns segredos que devem ser seguidos para o cultivo e replantio.
   Mais uma vez estamos plantando cactos para decorar as mesas no jantar de nossa escola em julho.

Chapeuzinho Verde

                 Chapeuzinho Verde


  Era uma vez, numa pequena vila perto de uma verdejante floresta, uma menina de olhos cor de esmeralda.
  Todos gostavam muito dela, e sua avó mais ainda, tanto que lhe deu de presente uma pequena capa com capuz. A roupa era verde-dólar, quer dizer, verde-musgo, e a menina ia com ela para tudo quanto é lugar. E por causa disso, é claro que as pessoas começaram a chamá-la de Chapeuzinho Verde-Musgo.
  Tudo ia calmo e tranquilo até que um dia sua mãe disse:
  -Chapeuzinho, leve esta torta de limão para sua avó que vive lá no meio da floresta. Ela está é muito avarenta para comprar um docinho, e se a gente não manda uma coisinha para ela de vez em quando, ela vai acabar magra feito um palito.”
  -Pode deixar, mamãe, vou levar estas coisas para a vovó. A senhora pode me dar dinheiro para o ônibus?
  -Mas você vai a pé!?
  -Então me dá dinheiro para a sola de sapato!
  -Nunca vi menina para gostar tanto assim de dinheiro! Tá bom, pega. Mas tome muito cuidado. Não saia do caminho porque a floresta é perigosa.
  Então a menina colocou a torta de limão numa cesta, deu um beijo na mãe e partiu.
  No caminho, ela cantava assim:
  “Pela estrada afora,
  Eu vou tão mesquinha.
  Pedirei mais grana
  Para a vovozinha.”
  Chapeuzinho entrou pela floresta e foi andando, andando, até que, de repente, o Lobo saiu de trás de uma moita.
  -Bom dia, menina do Chapeuzinho Verde.
  -Bom dia, senhor.
  -O que você leva nesta cesta?
  -Uma torta de limão.
  -Para mim?
  -Só se o senhor tiver dinheiro para comprá-la.
  -Não tenho nem um tostão.
  -Então vou levá-la para a minha avó que vive na Casa Verde lá no meio da floresta.
  Aí o Lobo pensou: Todo mundo fala que a velhinha da Casa Verde tem um monte de jóias. Acho que vou comer a avó, a menina, e ainda vou roubar as jóias.
  Mas ele não podia comer Chapeuzinho ali, no meio do caminho, pois algum Caçador que estivesse por perto poderia escutar os gritos da menina.
   Foi quando o Lobo teve uma idéia e disse:
  -Está vendo aquela trilha? Ela também vai até a casa de sua avó. É um pouco mais comprida, mas tem uma fonte onde as pessoas jogam moedas. Por que você não vai por ali e pegas umas para você?
  -Que boa idéia! Vou fazer isso mesmo!
  Assim, Chapeuzinho pegou o outro caminho, ficou catando moedinhas e nem viu o tempo passar. Enquanto isso, o Lobo foi pelo caminho mais curto até a casa da avó. Quando lá chegou, bateu na porta: “Tuc, tuc, tuc.”
  -Quem é?, perguntou a velhinha lá de dentro.
  -Sou eu, sua netinha, vim trazer uma torta de limão para a senhora, falou o Lobo disfarçando a voz.
  A Vovó levantou-se, viu se seu cofre estava bem trancado (ela achava que sua neta só ia lá porque estava de olho nas suas jóias) e abriu a porta. Quando fez isso, nem teve tempo de abrir a boca de espanto, porque o Lobo pulou sobre ela e devorou-a de um só bocado.
  Depois ele pensou em roubar as jóias da Vovó, mas, como precisava fazer a digestão, deitou-se para esperar Chapeuzinho.
  Finalmente, quando ela chegou à casa da avó, bateu na porta: “Tuc, tuc, tuc.”
 -Quem bate?, perguntou o Lobo imitando a voz da vovó.
  -Sou eu, sua netinha.
  -Entre, minha querida, eu não via a hora de você chegar.
  Chapeuzinho abriu a porta lentamente e foi até a cama da avó. O Lobo estava embaixo das cobertas e usando a touca, de modo que só se podia ver um pouco de seu rosto. A menina, percebendo que havia alguma coisa esquisita por ali, perguntou:
  -Vovó, por que você tem orelhas tão grandes?
  -Para ouvir o tilintar das moedas.
  -E estes olhos tão grandes?
  -São para ver os extratos do banco.
  -E estas mãos tão grandes?
  -São para contar dinheiro mais rápido.
  -E este nariz tão grande?
  -É para sentir o cheiro das notas.
  -E essa boca tão grande?
  Então o Lobo parou de imitar a Vovó e falou com sua voz terrível: “Essa é para te comer!”.
  Depois disso ele saltou sobre a menina e a engoliu à vista, ou seja, de uma só vez. E aí foi tirar uma sonequinha.
  Como estava com a barriga muito cheia, logo começou a roncar bem alto. Tão alto que um caçador escutou aquele barulho e resolveu dar uma olhada.
  Quando abriu a porta e viu o Lobo dormindo com aquele barrigão, o Caçador pensou: puxa vida, esse lobo é de um tipo bem raro! Se eu tirar a pele dele, poderei vendê-la e ficarei rico.
  Então o Caçador colocou balas em sua espingarda, apontou para o Lobo e CABUM!, matou o Lobo.
 Depois, quando estava abrindo sua barriga com cuidado para não estragar a pele, viu que Chapeuzinho Verde e sua avó estavam lá dentro. Como não é todo dia que aparecem oportunidades de se ganhar algum dinheiro extra, o Caçador disse:
  -Olha, eu até posso tirar vocês duas daí, mas isso vai me tomar muitas horas, então, antes de começar, eu queria saber se vocês poderiam me pagar por esse trabalho.
  -Pode pegar as minhas jóias que estão no cofre, disse a Vovó.
  -E eu tenho as moedinhas que apanhei pelo caminho, falou Chapeuzinho.
  Então o Caçador pegou as jóias, as moedinhas, e tirou as duas de dentro da barriga do Lobo. E todo mundo viveu feliz para sempre!
“A moral dessa história é: O dinheiro não traz felicidade, e atrai um monte de malandros.





,







terça-feira, 15 de maio de 2012

A caminho da escola


        A caminho da escola

Trabalho realizado pelo 3° ano da Emef Madalena

baseado na obra: A caminho da escola de Fábia Terni
                


     Agora vamos a garotada despertar

     Pois chegou a hora de voltar

     Pra escola estudar

     E com ela os 100 anos festejar.



     O Tiago e o Mateus, distraídos

     chegam de busão

     Parecem estarem perdidos,

     mas são pura emoção.



     A Natália e a Julia Prado

     Chegam bem faceiras

     Trabalham lado a lado

     Durante a tarde inteira.


     A Milena e o Eduardo

     Vem de ônibus de Belizário

     Na estrada cruzam por um leopardo

     E escutam o canto do canário.


     A Larissa e a Julia Freitas

     Muito empolgadas voltam para a escola

    Onde estudam e aprendem muito

    E os meninos jogam bola.


     Olhem o Guilherme chegando

     Pois a aula já está começando

    A Fernanda vem de Avipan

     Com a sua mochila na mão.


     O kaue e o Carlos

     Após muitos embalos

    Voltam das férias

    Com muitas idéias.


     O Willian e a Thifani

     No que viram não acreditaram

     A escola foi toda pintada

     para receber a criançada.


     O Yuri e o Marcos

    Adoram brincar com barcos,

    Mas não esquecem dos livros

    Nem de seus amigos.
 

     A Laiza e a Luiza

     Cuidam do seu material

     Aprendem muitas coisas

     De maneira genial.

     Um novo ano letivo vamos encarar,

     muitos desafios vamos enfrentar

     E com essa escola maravilhosa

    Seu centenário vamos comemorar,

     pois nossa meta é estudar

     para que possamos o futuro transformar,

                           Alunos do 3° ano – 2012