Na época em que nossas crianças brincavam com brinquedos e brincadeiras populares, eles cultivavam a paz. A disputa e competitividade existiam, mas num grau considerado saudável. E a emoção, é quem predominava na historicidade de nossas fases, deixando registros de saudades, recordações que vale a pena lembrar.
CAMA DE GATO
Provavelmente de origem asiática, é praticada em diversas partes do mundo.
Feita com barbante, a cama de gato envolve raciocínio e pode ser ‘brincada’ em qualquer canto, basta 4 mãos!
• IDADE - A partir de 6 anos.
• O QUE DESENVOLVE - Raciocínio lógico e paciência
• COMO FAZER - Corte um pedaço de barbante (pode ser elástico ou fita também), dê um nó entre as duas pontas.
• COMO BRINCAR – Deixando as mãos verticalmente paralelas, coloque o barbante nas pontas dos dedos, formando uma espécie de retângulo uniforme. Sem dobrar os dedos, ou tirar o barbante da posição inicial, leve a mão direita até a esquerda e passe-a por baixo da lateral do barbante de forma que este fique enrolado. Faça a mesma coisa com a mão esquerda. Passe o dedo do meio de cada mão por baixo do barbante recém enrolado, algo semelhante a letra x se formará em cada um dos lados. A partir daí o objetivo é passar o barbante para a mão do outros jogadores sem que este saia da mão do primeiro, formando outra ‘figura’ a ser desatada em seguida.
Cinco Marias
Esse jogo tem vários nomes: cinco marias, jogo do osso, onente, bato, arriós, telhos, chocos, nécara etc.
É um jogo pré-histórico e há diversas maneiras de ser praticado. Uma delas é lançar uma peça para o alto e, antes que ela caia no chão, pegar outra peça. Depois tentar pegar duas, três... até cinco, ficando com todas as peças na mão.
Na Antiguidade, os reis o praticavam com pepitas de ouro, pedras preciosas, marfim ou âmbar.
Popular até hoje na maior parte do mundo, é praticado com saquinhos de pano cheio de areia, ossos, sementes ou caroços de frutas, como o pêssego.
CORRUPIO
CORRUPIO é um brinquedo que pode interessar a adultos e crianças. É também conhecido como BUGA-GATO, CURRUPICHO, GIRA-BOTÃO OU RONCADOR.
É originário do Nordeste brasileiro, porém hoje é conhecido no país todo.
Esse brinquedo encanta pelo movimento que produz: "parece que ele tem sua força própria". Ao movimentar-se, produz um som, que provavelmente originou o nome corrupio.
O brinquedo é confeccionado com a utilização de um botão grande com furos ou com duas tampinhas de garrafas Pet.
Pião
Alguém da turma esculpia um pião num carretel de madeira e todos se reuniam em volta de um circulo riscado no chão para alí atirar o pião. O impulso no pião podia ser dado com um barbante que era enrrolado na ponta ou até mesmo com as próprias mãos. O pião deveria girar dentro do circulo riscado no chão, se saisse fora deste circulo o jogador dono do pião saía fora da brincadeira. Esta brincadeira tinha muitas variações e também dependia da criatividade de cada jogador.
Bilboque
Nenhum comentário:
Postar um comentário