terça-feira, 27 de abril de 2010

Teatro: Um dia no Sitio

                               Um dia no Sítio


Narrador: No Sítio do Pica-pau amarelo mora uma velha senhora chamada Dona Benta, que vive afastada da correria , do barulho e dos problemas da cidade grande.

                                    Música: Sitio do picapau amarelo

                                               Entra Dona Benta.

Narrador:Junto com Dona Benta mora a afrodescendente Tia Anastácia, que adora fazer bolinhos de chuva, ela é uma ótima cozinheira todo mundo adora os quitutes que ela faz. É uma cozinheira nota 10.

                       Entra Tia Anastácia com uma tigela batendo seus bolinhos.

Dona Benta-Hummmmmmmmm! Que cheiro Maravilhoso é este? O que você está fazendo Anastácia?

Tia Anastácia-Estou fazendo aqueles deliciosos bolinhos de chuva que as crianças adoram.

Dona Benta-Ai, que delicia! Esses bolinhos são demais.

Narrador:Também mora no Sítio a neta de Dona Benta, Lúcia, mais conhecida como Narizinho, que é uma menina muito meiga, educada, gentil e sonhadora, ela vive no mundo da fantasia e não larga a sua boneca Emília por nada.Emília é uma boneca de pano feita por Tia Anastácia.

                                                Música: Narizinho

           Entra Narizinho e corre até a boneca Emília que está deitada em umas almofadas no chão.

Narizinho-Vovó, sabe qual é o meu maior sonho? Queria tanto que a Emília falasse. Daí nós poderíamos conversar, brincar, eu sou tão sozinha........

Dona Benta-Narizinho, a Emília é apenas uma boneca de pano, ela não tem como falar.

Narizinho-Ah, que tem, tem sim senhora.Quando eu fui visitar o Reino das Águas Claras, o doutor Caramujo me deu um de suas pílulas, para que eu desse pra ela e me garantiu que ela falaria.Eu acredito no doutor Caramujo e sei que um dia a Emília vai falar e muito.

Tia Anastácia-Nunca vi uma boneca de pano como essa falar.ora bolas pílula falante, isso só pode ser coisas de gente que não bate bem das idéia. Você tem cada uma Narizinho.

Dona Benta-Criança tem cada uma. A imaginação da Narizinho dessa vez foi demais.

                            Dona Benta e Tia Anastácia saem abraçadas da cena.

 Narizinho dá a pílula senta Emília e dá a pílula pra ela e fica acariciando a boneca.

                                   Música: Emília

            Emília começa a se mexer lentamente e levanta.

Narizinho-Vovó, Tia Anastácia, Visconde, Pedrinho...venham todos, rápido!

Emília-Oi, oi, oi ,oi ,oi,oi....

Narrador: Emília fica testando a sua voz.Narizinho fica espantada com o que vê e ao mesmo tempo maravilhada.

Enquanto Narizinho conversa com a Emília, dona Benta e Tia Anastácia ficam conversando baixinho e Visconde senta-se em uma cadeira e lê o seu livro.

Narizinho-Emília fala comigo, fala Emília, fala....estou anciosa pra ouvir a tua voz, fala comigo Emília.

Emília-Eca que nojo, estou com um gosto horrível de cabo de guarda-chuva em minha boca me dá uma coisa pra tirar esse gosto, por favor Narizinho.Vê se faz alguma coisa e não fica ai pasmada me olhando.

Narizinho-Viva!!!!Viu vovó eu lhe disse que a Emília ia acabar falando agora eu tenho com quem conversar.Oba que legal!

Emília-Meu Deus quem são essas pessoas? O que fazem com essas caras de bobos? Pra que tanto alvoroço? Hoje é dia de festa? Tem bolo de chocolate? Quem é você com cara de sabugo de milho? Quem vai na escola aqui? Tem jabuticabas? Narizinho você gosta de mim? Ai que vontade de conversar, estou que não me agüento de tanta vontade de falar.

                                Música: Emília e todos começam a dançar.

Narrador: No Sítio do Picapau Amarelo tudo pode acontecer, pois a realidade vira fantasia e a fantasia vira realidade. Cada um faz o seu sonho acontecer.

Dona Benta-Alguém ai,sabe me dizer quem foi Monteiro Lobato?

                       Visconde que está lendo um livro responde.

Visconde-É claro que eu sei Dona Benta.Imagine se eu quase um sábio não saberia.Monteiro Lobato foi um grande escritor, um grande nome da literatura brasileira, nasceu no dia 18 de abril de 1882 na cidade de Taubaté- São Paulo.

Dona Benta-Perfeito Visconde, Monteiro Lobato foi mesmo um grande escritor que marcou a literatura brasileira.

Narizinho-Ele é muito conhecido pelas crianças pelos personagens que criou:Emília, Narizinho, Dona Benta, Tia Anastácia, Visconde, Pedrinho..............e muitos outros que compõem a sua maior obra que é o SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.

Visconde-Monteiro Lobato morreu no ano de 1948, mas nos deixou obras maravilhosas que são adoradas e lidas até hoje por crianças e adultos.

Dona Benta-Bem criançada vamos ficando por aqui e até a próxima. Tchau!

                              Música :Sítio do picapau amarelo.

                Todos os alunos entram em cena cantando com livros de Monteiro Lobato.

        




Nenhum comentário:

Postar um comentário