Matheus foi um dos ganhadores do Concurso por um Fiuza mais limpo, promovido pelo Jornal Hoje SB e rádio Sulbrasileira.
POR UM FIUZA MAIS LIMPO
A chuva cai molhando a terra, da terra brotam as vertentes e das vertentes surgem os riachos, que se juntam com outros riachos e forman os rios. Muitos anos atrás surgiu um desses rios de águas limpas e cristalinas, alguém deu um nome a este rio, o nome de Rio Fiuza, eu não sei se este foi o único nome que o rio teve até hoje.
Mas todos gostavam das águas limpas e cristalinas que corriam em seu leito, porque podia ser consumida pelas pessoas, animais e todo e qualquer ser vivo, pois era uma água muito saudável, os peixes se criavam em abundância, pois ninguém jogava lixo em seu leito, as pessoas respeitavam a natureza, não poluindo o Rio Fiuza, algo que hoje em dia não acontece mais.
Porque muito lixo é jogado dentro do Rio Fiuza e infelizmente as pessoas não estão conscientizadas de que estão cometendo um crime contra a natureza, matando o Rio Fiuza, portanto vamos nos dar as mãos e pedir a Deus que as pessoas se unam pela sobrevivência do Rio Fiuza, pois ainda sou muito pequeno e gostaria de ver algum dia o Rio Fiuza limpo e cristalino outra vez, correndo em seu leito. Portanto minha gente não joguem lixo no Rio Fiuza, vamos mantê-lo limpo, respeitando a natureza, porque lugar de lixo é no lixo.
Matheus Alles- 3 série